domingo, 25 de abril de 2010

Primeiros Cuidados: Preparando o Banho do Recém Nascido

Muitos pais acham que uma das maiores dificuldades que vão enfrentam nos primeiros dias de vida do bebê é o banho. São milhares de dúvidas: que produtos usar, como preparar a água, como cuidar do umbigo que ainda não caiu, como evitar que água entre nos olhos do bebê, e muitas outras.

Devido a isso, segue abaixo conselhos para minimizar essas dúvidas, espero que ajude.

* Muitas maternidades dão oportunidade aos pais de acompanhar o banho do bebê recebendo orientação das enfermeiras. Essa demonstração deixa os pais mais seguros e confiantes para dar o banho em casa.

(Como a maternidade Pró Matre, onde tive minha filha, o segundo banho do bebê é dado pela enfermeira no quarto, onde ela explica todos os detalhes com clareza e experiência, muito bom, vale a pena filmar).

Existem também os cursinhos realizados em algumas maternidades, ensinam na prática, com uma boneca, como dar banho,  trocar  fralda, como pegar o  bebê de forma correta e outros cuidados, ajuda bastante os pais de primeira viagem.



Lembre-se:


O banho precisa ser diário, apesar de se sujarem pouco, e o melhor horário para banhar os recém-nascidos é nos períodos mais quentes do dia, entre às 11 e às 15 horas.

Em geral, o melhor é dar o banho antes da mamada para evitar que ele regurgite. Algumas mães preferem dar logo antes do horário que o bebê costuma dormir.

O ideal é que o bebê possa tomar banho e se trocar no mesmo ambiente, para evitar mudanças de temperatura. Lembre-se que o ambiente deve estar com janelas e portas fechadas para evitar correntes de ar, mesmo nos dias mais quentes.


A pessoa que vai dar o banho no bebê deve estar com as unhas bem curtas, pois a pele do bebê é muito fina e qualquer arranhão pode machucar a criança. Tire anéis, pulseiras e relógios e lave bem as mãos antes de começar.


O recém-nascido não pode ficar muito tempo exposto à friagem, sem roupinhas, nem antes e nem depois do banho.

Também não pode ficar esperando na banheira enquanto você corre para pegar a toalha que esqueceu dentro do armário.


Cheque se todos os itens estão separados e se a temperatura da água está boa antes de tirar a roupinha do bebê.




Por isso, os pais devem organizar o espaço e deixar tudo o que vão usar bem à mão.


Reserve com antecedência tudo que você vai precisar para vestir o bebê: a roupinha que o bebê irá vestir, fralda, pente, cotonete, gaze, algodão e álcool 70% para limpar o umbiguinho.

Ao segurar um bebê recém-nascido no colo pela primeira vez ficamos muito apreensivos, com receio de machucar aquele ser tão pequeno e molinho.

Para dar banho no bebê não é tão difícil quanto parece. Vamos lá!


Na prática:

ATENÇÃO! Antes de prosseguir certifique-se de você verificou a temperatura ideal da água para o banho do bebê. Verifique a água com o dorso da sua mão, o ideal é que ela esteja ligeiramente morna (cerca de 36-37º C);


Depois de organizar o espaço e deixar tudo o que vai necessitar ao seu alcance, tire as roupinhas do seu bebê, deixando apenas a fralda, e envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos.

Se ele ficar muito solto, vai se sentir desprotegido e a tendência é que chore mais.


Primeiro a cabeça:


Envolva o em seu braço esquerdo e incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água.

Não use nenhum sabão na rostinho, apenas água limpa, passe as mãos suavemente, nos olhinhos passe delicadamente uma bolinha de algodão umedecido com a água da banheira de fora para dentro.

Finalize essa etapa secando a cabeça e o rostinho.


Depois o corpo:



Retire a fralda do bebê e, antes de colocá-lo na banheira, limpe bem o seu bumbum com algodão umedecido para não sujar a água do banho.

Na hora do banho converse calmamente com o seu filho, a voz da mãe dá mais segurança ao bebê.

Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Comece a limpar com água e sabão neutro, o peito, a barriga, as perninhas, o umbigo e os bracinhos. Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Não esfregue o sabonete diretamente na pele do bebê.

Algumas regiões do corpo do recém-nascido precisam de atenção especial durante o banho, como as partes que ficam em contato com a fralda, os genitais, as mãos, os pés.
  
É verdade que nos primeiros dias de vida, o bebê não se suja muito, mas alguns cantinhos do seu corpo acumulam sujeira como felpo da roupa. Portanto, não esqueça de lavar bem as dobrinhas, as axilas, o pescoço, entre os dedos e a parte de trás da orelha. Em todos os banhos atenção maior nessas partes.



Após o banho seque muito bem todas as dobrinhas e o umbigo. Faça a assepsia do umbiguinho com álcool 70%, e coloque a roupinha sem demorar muito por causa da friagem.



Você pode fazer uma massagem para relaxar o bebê, após o banho e bem provável que depois disso ele tire uma soneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por quanto tempo você daria de mamar ao seu bebê?