quinta-feira, 24 de junho de 2010

A importância da amamentação



Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.


O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.
A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.

 comunicacao@saude.gov.br


A Importância da Amamentação para o melhor desenvolvimento e crescimento do bebê


O que significa desenvolver uma alteração óssea da face, muscular e funcional?

Significa desenvolver uma inadequação e/ou incoordenação dos músculos envolvidos nas funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração.

Estas desordens podem acarretar também alterações na produção dos sons da fala, falar colocando a língua para fora da boca, respirar pela boca, desenvolver gagueiras ou outras diversas alterações que podem ocorrer.

À estas alterações chamamos de Distúrbios no Sistema Estomatognático. Para que alterações não ocorram é necessário que as mamães saibam da importância da amamentação e o que a Fonoaudiologia pode auxiliá-las neste novo caminho.


Prepare os seios para amamentar

 1 - Tomar sol entre 8 e 10 horas da manhã e a partir das 16 horas para preparar e fortalecer a região mamária;


2 - Não passar sabonete, sabão ou óleos porque ressecam a região e podem aparecer rachaduras;

3 -  Não usar hidratante na auréola e nos mamilos;

4- Usar sutiãs com a alça larga e firme para sustentar. Dê preferências para o algodão;

5- Não tomar banho com a água muito quente;

• Fazer massagem no bico do seio, principalmente se tiver o bico invertido. A massagem é a seguinte: segure o seio com a palma das mãos, uma mão de cada lado, puxe as mãos para frente fazendo uma leve pressão, como se fosse uma ordenha. Repita esta operação, pelo menos, 5 vezes. Depois, faça o mesmo segurando com uma mão em cima e outra em baixo do seio. Faça o mesmo no outro seio.


• Outro exercício para fortalecer o bico é o seguinte: com os dois polegares sobre a aréola, puxe levemente para os lados e para cima e para baixo. Depois puxe o bico levemente, fazendo movimentos giratórios (como se estivesse girando um botão).

Posição adequada e cuidados com as mamas podem garantir o sucesso da amamentação

São incontestáveis os benefícios da amamentação para o bebê. O leite materno deve ser a única fonte de alimento para a criança até os seis meses de vida. Na teoria parece óbvio e fácil seguir essa lei natural, mas muitas mães ficam frustradas quando encontram dificuldades ou realmente ficam impedidas de
amamentar.



Conchas de silicone - As conchas rígidas servem pra ser usadas durante a gravidez, a partir do sexto mês. Elas ajudam a formar bico nos seios pra quem não tem.

A utilização da concha serve para ajudar a mulher a projetar o bico do seio, durante os últimos meses de gravidez, e facilitar o início da amamentação. Anatômica e confortável, seu formato acompanha o contorno do seio permitindo uma pressão firme, porém suave. Quando utilizada no período de amamentação, as conchas protegem os seios doloridos ou com fissuras, evitam a congestão do leite que normalmente provoca dores no seio, além de coletar o precioso leite materno.

Aspecto Nutricional do Aleitamento Materno

O leite materno é composto pelo colostro, que é o primeiro leite, e que apresenta os níveis mais altos de proteína, servindo para estabilizar os níveis de glicose no sangue do bebê que caem muito, logo após o nascimento.

 É rico em vitaminas e minerais.O colostro ajuda a limpar a primeira descarga intestinal do recém-nascido, preparando o aparelho digestivo do bebê para receber o leite transicional e o leite amadurecido.

O leite é constituído principalmente de água, proteína, lactose, além de apresentar uma suplementação de vitaminas e sais minerais, incluindo cálcio, fósforo, zinco e vitaminas B6, B12, C e D.


O colostro é o primeiro alimento produzido pela mãe dias após o nascimento e, apesar de produzido em menor quantidade (em torno de 30 ml por dia) que o leite maduro, é suficiente para o recém-nascido.

Esse líquido mais grosso e de cor amarela ou esbranquiçado é a “primeira vacina” do bebê, contendo benefícios como anticorpos (que protegem das alergias e infecções), leucócitos (contra infecções), fatores de crescimento (auxiliam na maturação gastro intestinal), propriedades laxantes (auxiliando na eliminação do mecônio), entre outros.

Algumas mulheres podem secretar um líquido do seio ainda durante a gravidez, especialmente no último trimestre de gestação. Isso não deve ser motivo de preocupação, já que o colostro será produzido e secretado em quantidade adequada quando o bebê nascer, independente dessa perda durante a gestação. Uma curiosidade com relação a isso é que, mesmo se uma mulher amamentar outro bebê durante sua gestação, quando estiver próximo ao parto e após o parto, seu leite se tornará e terá propriedades do colostro.


Descida do Leite

O colostro será substituído pelo leite materno a partir de 72 horas após o parto (descida do leite ou apojadura), variando a cada mulher. Caso você considere que está demorando a descida do leite, fique tranqüila, pois ela pode ocorrer até 96 horas ou mais. Procure auxílio de profissionais e tenha paciência com as muitas opiniões de familiares e amigos que surgirão nessa fase.

É comum as mães relatarem o primeiro aumento dos seios e o aparecimento de leite abundante, a apojadura. Essa fase é de readaptação da mãe e deve-se ficar atento, já que sua produção de leite alterou e novos cuidados devem ser tomados: esvaziar ou esgotar esse leite a cada mamada no seio, retirar um pouco do leite antes de oferecer ao bebê, caso os seios esteja muito duros, facilitando a pega correta, entre outros.

A descida do leite e a amamentação é influenciada pelo bem-estar da mãe e do bebê: aproveite esse momento que inicia e busque conforto e informações sempre que necessário.

Aspecto Imunológico do Aleitamento Materno

O leite materno é composto também de fatores que dão imunidade, já que o recém-nascido não consegue produzir seus próprios anticorpos. Somente aos três meses o bebê terá sua defesa imunológica completa.


Aspecto Morfo-Funcional do Aleitamento Materno

Existe uma grande desproporção entre o crânio cefálico e o crânio facial do recém-nascido, sua mandíbula apresenta-se retraída ( mais para trás ) em relação à maxila, a sua língua é volumosa frente ao tamanho da cavidade oral e fica numa posição mais baixa da boca.



A sucção tem um papel muito importante no desenvolvimento ósseo-muscular e assim, no equilíbrio do posicionamento das arcadas e da língua.

Ao colocar o bebê no seio materno, ele abocanha tanto o bico quanto a auréola, comprimindo com a sua língua o seio contra o palato duro (céu da boca), promovendo a extração do leite.

A sucção começa a estimular a mandíbula para frente e para trás, para cima e para baixo, a língua faz um movimento também de frente para trás para jogar o leite para a orofaringe (garganta) ocorrendo uma contração nos lábios e uma estimulação para o bebê respirar pelo nariz, pois não solta o peito enquanto mama.


Desde cedo, o bebê já faz um árduo trabalho, fazendo com que chegue a suar, pois, a sucção natural exige muito esforço. Todo este esforço que o bebê realiza é chamado também de movimento de " ordenha".



No decorrer dos meses (aproximadamente 3 meses), o bebê passa a ter mais prática nessa movimentação, diminuindo o reflexo de sucção e passando para uma função voluntária, preparando assim sua musculatura para um padrão de sucção mais automatizado, que ocorrerá em torno dos 6 a 7 meses.

A sucção fica mais organizada, com início de dissociação da língua, mandíbula e lábios, ou seja, estes órgãos deixam de funcionar como um único bloco, sendo que a mandíbula passa a crescer para baixo e para frente.

É também a partir dos 7 meses aproximadamente que o reflexo de deglutição começa a ser mais voluntário iniciando-se a partir daí a mastigação. Assim o bebê fica pronto para começar a receber outros tipos de alimentos, mesmo ainda sendo amamentado no peito.
Quem dará as orientações corretas sobre a alimentação do seu bebê será seu pediatra, tendo dúvidas pergunte a ele.



Posicionamento do bebê durante a amamentação

A posição do bebê deve ser a mais confortável possível, principalmente a da mamãe, mas é importante frisar que a criança deve ficar com a cabeça ligeiramente mais elevada, ficando todo encostado no corpo e colo da mãe.

O corpo do bebê deve estar voltado para o corpo da mãe (barriga com barriga). A mãe precisa ajudar a criança a pegar corretamente o seio. Algumas vezes, a mãe precisa estimular o reflexo de busca, tocando a boca do bebê com o mamilo. Ao abrir bem a boca, ela deve, com um movimento rápido, aproximar o bebê da mama para que ele abocanhe não apenas o mamilo, mas também boa parte da aréola (parte escura da mama). O posicionamento correto da criança ao seio e a disponibilização de uma área suficiente de mama na sua boca são importantes para garantir uma boa sucção e para impedir a maceração das mamas, o surgimento de rachaduras ou seu ingurgitamento (endurecimento da mama devido ao inchaço e ao excesso de leite).

E a criança com a cabeça mais elevada evita-se que o leite escorra para a tuba auditiva (orifício de ligação entre a boca e o ouvido), causando dores de ouvido freqüêntes, o que pode prejudicar o desenvolvimento da audição e consequentemente da linguagem.


Nós sabemos que nesta fase a mamãe está passando por situações novas, dores nas costas, dores nos seios, mas mesmo assim temos que enfatizar que amamentar o bebê no seio, irá suprir as necessidades afetivas dele, porque permanece mais tempo com a mãe num contato muito íntimo, pois é neste ato que a mãe acaricia e fala com seu bebê, estimulando dessa forma o melhor e mais saudável desenvolvimento da linguagem e emocional do seu querido e lindo filho.


Uma boa opção para aliviar as dores nas costas é a Almofada para Amamentar - todo conforto para o Bebê e para Mamãe na hora mais importante, no Aleitamento. A mamãe pode se sentar na posição correta e o Bebê estar confortavelmente acomodado para a Amamentação.





Alternância das mamas

É importante oferecer ambos os seios durante a mamada e também alternar o primeiro que é oferecido a cada mamada. Como o bebê suga mais vigorosamente no início da mamada, a alternância evita que um seio seja mais esvaziado do que o outro, além de prevenir machucados na mama ou ingurgitamento. Para ajudar a mãe a se lembrar do seio da última mamada, ela pode marcar o sutiã correspondente com um clipe, por exemplo.

Uma boa Dica - Caso o bebê tenha o hábito de acordar com fome logo depois de ter mamado, as mamães podem esvaziar um pouco o peito para retirar o leite anterior que é constituído basicamente por água.

É esse leite que mata a sede do bebê, por isso que um bebê amamentado somente no peito não precisa nem de água. Depois de esvaziado, o leite que ficará no peito será o posterior que contém mais gordura, matando mais a fome do bebê e o saciando melhor, oferecendo a ele um maior tempo de sono.

Outro erro comum que não sacia a fome do bebê é mudar de peito sem esvaziar o primeiro completamente. Fazendo isso, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior.

Mesmo que o bebê não chore de fome, é bom esvaziar o peito um pouco antes de amamentar, principalmente se as mamas estiverem muito cheias, para o bebê abocanhar melhor toda a aréola. Quem consegue beliscar uma bexiga quando está completamente cheia? Se esvaziarmos fica mais fácil. É o que acontece com o bebê, abocanhar um peito muito cheio é mais difícil, assim o bebê abocanha somente o bico, machucando, e às vezes muito, a mamãe. Mamas pouco mais vazias são fáceis de abocanhar e toda a aréola ser pega, sem risco de machucar o bico.

Se as mamas estiverem muito cheias, evite banhos quentes. Prefira banhos mornos a frios.

A dieta da mãe que amamenta


Durante esse período há um aumento das necessidades energéticas em função do grande gasto calórico para a produção do leite. A mãe que está amamentando não pode esquecer de ingerir líquidos em grandes quantidades, principalmente água (pelo menos um litro por dia), chás e sucos. O baixo consumo de líquido pode levar a uma diminuição da produção de leite.


Ainda segundo o departamento, as mães que amamentam devem evitar grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corante, alimentos light e adoçantes. Além disso, elas não podem exagerar em temperos de odor forte, como o alho e cebola, não devem fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas, procurar comer peixe duas a três vezes na semana, não tomar medicamentos sem orientação médica, pois algumas drogas podem ser transmitidas para o leite, não consumir frituras e pratos com molhos gordurosos, e prestar mais atenção ao consumo de sal e óleo.


Procure comer


* Frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas;

* Verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...);

* Nozes, castanhas, amêndoas;

* Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel;

* Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral;

*  Ingira bastante água e água de coco.


Coma pouco

 

* Doces, chocolates, frituras;

* Alimentos que fermentem, como amendoim, pipoca etc.;

* Massas, pizzas e bolos.


Você deve evitar

 

* Enlatados, condimentos, coisas gordurosas;

* Carnes pesadas, carnes cruas; carne de porco

* Sushi, camarão, lagosta, frutos do mar;


* Refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.


Você não deve consumir



* Bebidas alcoólicas;


*  Cigarro.



O leite de vaca na dieta da mãe pode provocar sintomas de cólica em alguns bebês. Se seu bebê se sentir incomodado, ele puxará as perninhas para junto do corpo e gritará de dor, por causa dos gases, após mamar. Você pode eliminar o leite de sua dieta por quatro a sete dias para ver se os sintomas desaparecem. À medida que seu filho for crescendo, volte a tomá-lo, pois os bebês geralmente superam essa reação ao leite. Se tirar de sua dieta produtos derivados do leite, você precisará falar com o médico sobre um suplemento de cálcio.


Outros alimentos que podem causar problemas para os bebês que mamam no seio incluem os que contêm aditivos e corantes, certos alimentos que provocam gases (brócolis, repolho e feijão), ovo, nozes, tomate, marisco, chocolate, milho, morango, frutas cítricas, cebola, alho e alguns temperos. Para decidir se um alimento específico afeta seu bebê, elimine-o de sua dieta e veja se os sintomas desaparecem.

Se você come exageradamente, isso pode causar problemas para o bebê. Dois litros de suco de maçã ou de laranja, frutas em excesso, um pote cheio de amendoim ou qualquer outro alimento consumido em grande quantidade pode fazer seu bebê ter gases ou diarréia.


Sabemos também que a cerveja e outras bebidas alcoólicas entram rapidamente no leite, praticamente com a mesma concentração que seu nível de álcool no sangue. Já que não foi estabelecido nenhum nível seguro de álcool para um bebê que mama no seio, o ideal é limitar estritamente seu consumo de álcool ou não beber de jeito nenhum. Além disso, o álcool pode inibir a descida (a liberação do leite das glândulas produtoras, dentro das mamas, aos ductos de leite) e seu filho acabar não tomando o leite que precisa.

Tabagismo e amamentação também são incompatíveis. O cigarro pode diminuir a produção de leite; aumentar a incidência de náusea, sintomas de cólica e diarréia no bebê; e diminuir o teor de vitamina C do leite. Fumar perto do bebê aumenta seu risco de doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite e asma. Como na gestação, o melhor a fazer é parar de fumar.

A cafeína passa para o leite e pode fazer o bebê ter problema no estômago e ficar irritado. Se achar que a cafeína afeta seu bebê, elimine de sua dieta café, chá, refrigerante, chocolate e outros produtos que contêm cafeína (ou mude para produtos descafeinados) para ver se os sintomas desaparecem.



 Espero que com estas informações, a mamãe possa entender mais um pouco sobre a importância de dar de mamar, das necessidades que o bebê tem de receber esse leite mágico, repleto de substâncias que vão suprir a fome, protegê-lo de qualquer doença e além de tudo conseguir passar através dele todo o amor, todo o carinho que a mamãe e o papai tem por esse bebê que veio para alegrar e trazer esperanças de um mundo melhor.

Um grande abraço e muita paz nesta nova etapa que com certeza é a mais linda e prazerosa de toda a nossa vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por quanto tempo você daria de mamar ao seu bebê?